Retém a instrução e não a largues. guarda-a, porque ela é a tua vida. (Pv. 4:13)

Retém a instrução e não a largues. Guarda-a, porque ela é a tua vida. (Pv. 4:13)

8 de outubro de 2011

FATORAÇÃO

EXERCÍCIO

1) Simplifique as frações, admitindo que os denominadores sejam diferentes de zero.

a) 12x/15 =
b) 12m/6a =
c) 8x /10x² =
d) 4x³/10xy =
e) 4x⁴a/6x³ =
f) 6a⁵/7a³x =
g) 8ay/2xy³ =
h) 4x²y/10xy³ =
i) 8am/-4am =
j) -14x³c/2x =
k) 64a³n²/4an² =

2) Simplifique as frações, admitindo que os denominadores sejam diferentes de zero.

a) (3a – 3b) / 12 =
b) (2x + 4y) /2a =
c) (3x – 3) / (4x – 4) =
d) (3x – 3) / ( 3x + 6) =
e) (5x + 10) / 5x =
f) (8x – 8y) / (10x – 10y) =
g) (3a + 3b) / 6a + 6b) =
h) ( 15x² + 5x) / 5x =
i) (6x – 6y) / (3x – 3y) =
j) (18x – 18) / (15x – 15) =
k) (x² - x) / (x – 1) = (R: x)
l) (2x + 2y) / 6 =

3) Simplifique as frações admitindo que os denominadores sejam diferentes de zero

a) (x² - 4) / (x – 2) =
b) (a² - 9) / 5(a + 3) =
c) (4x² - y²) / ( 2x – y) =
d) (a + b)⁵ / (a + b)² =
e) ( a – b)² / ( a² - b²) =
f) (x + y)² / ( x² - y²) =
g) (x² - 2x + 1) / (x² - 1) =
h) ( a + 1) / (a² + 2 a + 1) =
i) (x² + 6x + 9) / (2x + 6) =



OBS: COPIAR EM OFÍCIO OU PAUTADO PARA ENTREGAR DIA: 17/10/11