Retém a instrução e não a largues. guarda-a, porque ela é a tua vida. (Pv. 4:13)

Retém a instrução e não a largues. Guarda-a, porque ela é a tua vida. (Pv. 4:13)

19 de fevereiro de 2011

Estatistica

ESTATÍSTICA:       ramo da matemática aplicada.

ANTIGUIDADE:      os povos já registravam o número de habitantes, nascimentos, óbitos. Faziam "estatísticas".

IDADE MÉDIA:        as informações eram tabuladas com finalidades tributárias e bélicas.

SEC. XVI:      surgem as primeiras análises sistemáticas, as primeiras tabelas e os números relativos.

SEC. XVIII:   a estatística com feição científica é batizada por GODOFREDO ACHENWALL. As tabelas ficam mais completas, surgem as primeiras representações gráficas e os cálculos de probabilidades. A estatística deixa de ser uma simples tabulação de dados numéricos para se tornar "O estudo de como se chegar a conclusão sobre uma população, partindo da observação de partes dessa população (amostra)".


MÉTODO ESTATÍSTICO

MÉTODO:     é um meio mais eficaz para atingir determinada meta.

MÉTODOS CIENTÍFICOS:          destacamos o método experimental e o método estatístico.

MÉTODO EXPERIMENTAL:       consiste em manter constante todas as causas, menos uma, que  sofre variação para se observar seus efeitos, caso existam.   Ex: Estudos da Química, Física, etc.

MÉTODO ESTATÍSTICO:            diante da impossibilidade de manter as causas constantes (nas ciências sociais), admitem todas essas causas presentes variando-as, registrando essas variações e procurando determinar, no resultado final, que influências cabem a cada uma delas.   Ex: Quais as causas que definem o preço de uma mercadoria quando a sua oferta diminui?

·         Seria impossível, no momento da pesquisa, manter constantes a uniformidade dos salários, o gosto dos consumidores, nível geral de preços de outros produtos, etc.

A ESTATÍSTICA

è        É uma parte da matemática aplicada que fornece métodos para coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados e para a utilização dos mesmos na tomada de decisões.

è        A coleta, a organização ,a descrição dos dados, o cálculo e a interpretação de coeficientes pertencem à ESTATÍSTICA DESCRITIVA, enquanto a análise e a interpretação dos dados, associado a uma margem de incerteza, ficam a cargo da ESTATÍSTICA INDUTIVA ou INFERENCIAL, também chamada como a medida da incerteza ou métodos que se fundamentam na teoria da probabilidade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário